Precipitações no precipício...

sábado, 27 de fevereiro de 2010

PAUSA SEMIBREVE.....

" Ora, é evidente que o processo de pensamento não pode ser renovado se a pessoa começar a pensar a partir de algum pressuposto, de alguma conclusão. Logo, tenho de perguntar a mim mesmo, tal como vocês a si mesmos, se a mente pode desfazer o conhecimento que acumulou; porque o conhecimento se torna autoridade, que produz arrogância - e é com essa arrogância e essa vaidade que encaramos de forma consciente ou inconsciente a vida e, portanto, nunca abordamos nada com humildade.
Sei porque aprendi, vivenciei, acumulei ou guio o meu pensamento e a minha atividade segundo alguma ideologia à qual me amoldo. Desse modo, construo pouco a pouco em mim mesmo esse processo de autoridade, da autoridade de quem vivencia, de quem sabe. E o meu problema é este: será que eu que acumulei tanto conhecimento, que aprendi tanta coisa, que tive tantas experiências, posso desfazer tudo isso? Porque não é possível mudar radicalmente sem desfazer o conhecimento. O próprio ato de desfazer o conhecimento é o começo dessa mudança, não é?" KRISHNAMURTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário